4 de Fevereiro – Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Atualizado: Mar 2


Em 2020, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completa duas décadas e a  data torna-se ainda mais relevante para a conscientização em todo o mundo porque a epidemia global de câncer tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Mas a Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025.


O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral.


Desde 2019 até o próximo ano, a UICC – União Internacional para o Controle do Cânce ,  promove a campanha #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática do câncer, incentivando a construção da consciência e ação globais.


O slogan Eu sou e eu vou é um apelo ao compromisso pessoal: representa o poder que uma ação individual tomada no momento presente tem de influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa tem o poder de reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo.


A ABRAPEC, Associação Brasileira de Assistência ás Pessoas com Câncer a 18 anos vem prestando atendimentos gratuitos a centenas de pessoas que estão em tratamento do câncer em suas 9 unidades de atendimentos localizadas nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Salto, Atibaia, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista , Taguatinga(DF) e Campo Grande (MS) além de realizar campanhas educativas e preventivas em escolas,empresas, clubes de serviços e em suas redes sociais.



“Lembramos que mensalmente atendemos mais de 2 mil pessoas e contamos sempre com o apoio da comunidade pois a nossa Associação não recebemos nenhuma  subvenção governamental e neste momento gostaríamos de agradecer a estas pessoas que mensalmente colaboram com as ações sociais desenvolvidas em nossas unidades de atendimentos.” Relata Jamir Silva assessor de comunicação.

13 visualizações
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira - Das 8h às 17h
*Algumas unidades possuem horário diferenciado. Consulte na área da Unidade desejada.