top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

Ano novo – novos hábitos: como prevenir o câncer em 2021?


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer em 2021. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil com uma média de 177 mil casos, seguido pelos cânceres de mama e próstata. A distribuição da incidência por região mostra que na Região Centro-Oeste os cânceres do colo do útero e de estômago estão entre os mais incidentes.


De acordo com médica oncologista da Oncoclinicas Brasília, Elean Lamar, a doença ocorre também devido à maior exposição dos indivíduos aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool.

Como prevenir é melhor do que remediar, a especialista listou 10 dicas de hábitos saudáveis para que você possa seguir a partir de agora:

  1. Não fume: o tabagismo está relacionado aos cânceres de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

  2. Evite excessos: bebidas alcoólicas, açúcares, sal, gorduras e carne vermelha.

  3. Invista em uma dieta saudável: rica em verduras, legumes e frutas.

  4. Fast Food: evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes.

  5. Sexo: use camisinha.

  6. Vacine-se: Hepatite B e HPV.

  7. Proteja sua pele: use protetor solar.

  8. Pratique atividades físicas: a recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos diariamente.

  9. Check-up médico: mantenha-se atento à sua saúde e procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.

  10. Rastreamento do câncer: engloba uma série de exames para o diagnóstico de lesões em fase pré-maligna, em pessoas que não têm nenhum sintoma, ou câncer em fase inicial.

Fonte : Jornal de Brasília

0 visualização0 comentário
bottom of page