top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

Julho Verde promove conscientização de câncer de cabeça e pescoço.


O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é comemorado em 27 de julho. Neste mês, acontece a campanha Julho Verde, que tem como objetivo promover atividades de conscientização e informação para prevenir esse tipo de câncer.

O câncer mais comum na cabeça e pescoço é o de boca, sendo que, no Brasil, é o quinto câncer mais frequente entre homens. Essa doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, afeta em média 15 mil pessoas ao ano, sendo que, dessas, 6 mil vão a óbito. O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença.

Quais são os tipos de câncer na cabeça e pescoço?

Os tumores que acometem cabeça e pescoço são denominações genéricas do câncer localizado em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.


Em jovens brasileiros de até 40 anos, o tumor orofaríngeo, aquele localizado atrás da boca e incluindo a base da língua, céu da boca, amígdalas e paredes laterais, é considerado o mais incidente.


Ainda que a taxa mundial de novos casos deste câncer tenha diminuído, a incidência de diagnósticos relacionados à infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano) tem gerado um sinal de alerta entre os especialistas, visto que essa pode ser uma das causas. Os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço, são:

  • tumores malignos da glândula tireoide;

  • tumores benignos e malignos das glândulas salivares;

  • Carcinoma espinocelular de mucosa do trato aero-digestivo alto.

Existem sintomas?

Os principais sintomas para as doenças alertadas pelo Julho Verde podem aparecer por meio de algumas feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, assim como o aparecimento de nódulos na região do pescoço. Além disso, é comum que a pessoa sinta dificuldades e dor para mastigar ou engolir. Outros sintomas presentes no câncer de cabeça e pescoço, são:

  • rouquidão progressiva com duração maior que 15 dias;

  • alterações na voz;

  • presença de sangue no escarro ou tosse;

  • falta de ar;

  • feridas ou aftas que não cicatrizam por 15 dias.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page