Logo_Abrapec2022.png

Jundiaí - Campanha Março lilás conscientiza e orienta sobre prevenção do câncer de colo do útero!


Tipo de câncer é terceiro mais frequente na população feminina


No mês de conscientização da prevenção do câncer de colo de útero a Oficina de Artesanato que acontece na unidade de atendimento da ABRAPEC em Jundiaí o tema foi abordado de uma forma bem simples através de colagens com frases alusivas a data.


O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.


Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.


O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas.


Segundo o Inca, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Para o Amazonas, a estimativa é de cerca de 700 casos novos.


Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis e causam lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.


Em Jundiaí a ABRAPEC esta localizada a Rua Zacarias de Góes 187, centro, fone (11) 3379-3352, e-mail: socialjundiai@abrapec.org

1 visualização0 comentário