top of page
Logo_Abrapec2022.png
Foto do escritorabrapec

Jundiaí – Palestra sobre a prevenção do CA de cabeça e pescoço foi realizada na ABRAPEC.


O câncer de Cabeça e Pescoço tem uma incidência mundial ao redor de 700 mil casos por ano, com uma taxa de mortalidade também alta, de aproximadamente 350 mil casos por ano. De acordo com o relatório Globocan de 2023, o câncer de cabeça e pescoço ocupa a nona posição mais prevalente no ser humano. Dos cânceres da região de Cabeça e Pescoço, o mais frequente é o de boca. Mas não podemos esquecer o de faringe, laringe, glândulas salivares, seios paranasais e o da glândula tireoide – mais frequente nas mulheres.


Entre os homens, o câncer da cavidade oral ocupa o quinto lugar no ranking dos cânceres mais prevalentes. A falta de informação é um entrave para o diagnóstico precoce. No Brasil, 70% dos pacientes apresentam estágio avançado da doença. Um nódulo persistente no pescoço, dificuldades para engolir, lesão na boca que não cicatriza e rouquidões prolongadas são alguns dos sinais e sintomas para o câncer de cabeça e pescoço.


No dia 18 de julho foi realizada na unidade de atendimento da ABRAPEC em Jundiaí uma palestra sobre o mês Verde orientação sobre o câncer de "cabeça e pescoço" que foi coordenada pela  Psicóloga Naisa Della Nina que contou com a presença de um grupo de pessoas atendidas pela Associação que residem na cidade e região de Jundiaí e ao final foi realizada a entrega de cestas básicas .

 

Em Jundiaí, à ABRAPEC está localizada à Rua Zacarias de Góes, 187 - Centro, Fone (11) 3379-3352 e-mail: socialjundiai@abrapec.org

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page