top of page
Logo_Abrapec2022.png

Jundiaí – Roda de conversa abordou o tema autoestima e sexualidade.


No cenário oncológico, pode ser difícil lidar sozinho com os sentimentos negativos que o processo da doença deflagra. Desde o diagnóstico até o tratamento de uma neoplasia, ocorrem não somente mudanças físicas, mas também transformações emocionais. Assim, a área da sexualidade pode ser afetada: dentre pacientes do setor de oncologia, as disfunções sexuais chegam a taxas de 35 a 50%.


Recentemente, um grupo de mulheres atendidas na unidade da ABRAPEC em Jundiaí participou de uma roda de conversa com o tema autoestima e sexualidade, coordenada pela Consultora de Saúde e Educação sexual voluntária Vilma Ribeiro.


A autoestima e a sexualidade estão diretamente relacionadas e são importantes para a mulher, pois a autoestima positiva pode melhorar a qualidade das relações íntimas e a expressão da sexualidade.


 A autoestima é formada a partir do autoconceito, ou seja, dos pensamentos que temos sobre nós mesmos. A autoestima feminina pode ser influenciada por diversos fatores, como crenças, valores e vivências históricas.


A baixa autoestima pode diminuir a libido, ou desejo sexual, que é subjetivo e pode ser influenciado por diversos fatores, como ansiedade, estresse, falta de amor-próprio e problemas fisiológicos.

 

Em Jundiaí, a ABRAPEC está localizada à Rua Zacarias de Góes, 187 - Centro, Fone (11) 3379-3352 e-mail: socialjundiai@abrapec.org

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page