top of page
Logo_Abrapec2022.png

Paciente oncológico tende a contrair mais infecção respiratória no inverno.


A chegada da estação mais fria do ano marca também os cuidados redobrados que se deve ter com a saúde no inverno. O risco de se contrair infecções respiratórias – a circulação de vírus em temperaturas mais baixas aumenta – é maior em pacientes oncológicos, que são mais suscetíveis a esse tipo de doença devido à baixa imunidade que o tratamento pode causar. Além disso, por causa do frio, a tendência é manter a casa mais fechada, o que é um erro: é preciso manter a ventilação adequada nos ambientes domésticos a fim de fazer circular o ar.


As doenças respiratórias mais comuns nessa época são os resfriados, a gripe e algumas infecções bacterianas das vias aéreas como sinusite e pneumonia. Neste caso, ao sair, as recomendações padrão são as mesmas já adotadas, ou seja, evitar aglomeração, fazer uso da máscara, do álcool em gel para a higienização das mãos.


Vacina da gripe

A vacina da gripe pode ser administrada em pacientes oncológicos. Ela previne durante um ano e apresenta poucos efeitos colaterais, como dor local, dores no corpo, dor de cabeça leve e febre baixa.

 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page