Recentemente um grupo de pessoas atendidas pela ABRAPEC em São Paulo participaram da atividade de Biblioterapia que contou com a coordenação da voluntária Núbia Maria por se dedicar a essa atividade para nossos assistidos e, também, gratidão aos colaboradores por nos ajudar.
Sabemos que hoje, existem diversos métodos de tratamento para o alívio dos sintomas de ansiedade e depressão. Um desses métodos é a biblioterapia, que basicamente consiste na utilização da leitura para melhorar a saúde mental.
O ato da leitura é um exercício para o cérebro que pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, afinal, quando começamos a ler um texto ou um livro de qualquer tema, mergulhamos automaticamente na história, e esse é o real objetivo.
Sendo assim, a biblioterapia é a possibilidade de terapia por meio da leitura. Mas, para podermos entender melhor sobre essa prática terapêutica, abaixo separamos alguns tópicos que irão esclarecer melhor o assunto.
O que é biblioterapia?
De maneira objetiva, a biblioterapia é uma técnica de terapia que se utiliza de textos, livros e atividades de leitura. Esse termo surgiu com a junção do grego “biblion”, que significa livro, e “therapeira”, que significa terapia.
Através da leitura, esse método promoverá atenção às dificuldades e sofrimento emocional, utilizando-se de histórias, poesias, contos ou qualquer tipo de conteúdo que possibilite o envolvimento e incentive de forma mais ampla a compreensão daquela situação que a pessoa está passando.
Sua prática consiste na leitura de textos, na compreensão e interpretação do que foi lido e na escuta, onde a pessoa consegue identificar aquilo que está sentindo com o que foi lido. Esse ato, permite um contato maior e mais próximo com as emoções.
É uma maneira muito eficiente, para quem possui dificuldade de colocar em palavras aquilo que está sentindo e com isso, transmitir e entender de forma mais clara suas emoções, a fim de encontrar formas de lidar com elas e com as dificuldades.
No caso da biblioterapia de desenvolvimento, seu foco é aliviar as angústias pessoais, estimular as emoções e também promover o diálogo. Nesse caso, é aplicada por bibliotecários e professores e integrará as dimensões sensoriais, afetivas e sociais da pessoa.
Em São Paulo, a ABRAPEC está localizada à Rua Gonçalves Crespo, 332-Tatuapé, e-mail: socialsp@abrapec.org, telefones (11) 2296-1705 ou 2296-1706.
Comments