top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

Jaboticabal – Projeto Cuidando do cuidador proporciona a melhora na qualidade de vida.


Cuidador é a pessoa que ajuda que cuida de um paciente com câncer com uma frequência regular sem qualquer remuneração. Na maioria dos casos, quem exerce essa função é um familiar, que pode ser o cônjuge, companheiro (a), pais ou filhos. Quando a família não mora próxima, amigos ou vizinhos podem assumir essa responsabilidade. O cuidador tem um papel fundamental na atenção ao paciente com câncer, influenciando diretamente no bem-estar físico e emocional do mesmo.


Na unidade de atendimento da ABRAPEC localizada na cidade de Jaboticabal, Amanda Br. Morena, Assistente Social e Oswaldo J. A. Innocente,Psicologo ,coordenam o projeto Cuidando do Cuidador que tem por objetivo principal levar informações sobre a importância eu os cuidadores tem na melhora da qualidade de vida das pessoas em tratamento do câncer , possibilitando a eles (cuidadores) todo o apoio para que eles possam obter informações sobre a doença e como terem um olhar diferenciando no cuidar.


Atualmente, a maioria dos tratamentos contra o câncer é feita em regime ambulatorial. Isso significa que pode ser necessária a presença de um acompanhante para que os cuidados diários do paciente e aqueles com necessidades especiais sejam atendidos a domicílio. Como resultado, os cuidadores acabam assumindo diferentes papéis, que mudam durante e após o tratamento da doença.


Como cuidador, você tem uma grande influência sobre como o paciente com câncer lida com a doença. Seu incentivo e apoio são fundamentais durante todos os momentos, ajudando inclusive no seguimento correto do esquema de tratamento proposto e nos cuidados adicionais, como a importância das refeições saudáveis e dos momentos de descanso.


Em Jaboticabal á ABRAPEC esta localizada a Rua Maestro Grossi, 453– Nova Jaboticabal, e-mail Jaboticabal@abrapec.org Fones: (16) 3203-2428 ou (16) 3203-2473.




5 visualizações0 comentário
bottom of page