top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer reúne especialistas e gestores...


EVENTO ACONTECE EM SÃO PAULO E TRAZ PESQUISA INÉDITA SOBRE SISTEMAS DE SAÚDE E O ENFRENTAMENTO ÀS NEOPLASIAS NO BRASIL.


De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no triênio 2023-2025 são esperados 704 mil novos casos de câncer, anualmente, no Brasil. São muitos os avanços que possibilitam exames com maior precisão e tratamentos eficazes, mas a atenção oncológica ainda está longe de ser igualitária no país.


Grande parte dos pacientes, especialmente aqueles tratados no setor público, não tem acesso à jornada terapêutica ideal. Assim, em muitas cidades a realidade está embasada em: diagnóstico tardio; falta de medicamentos, hospitais especializados e profissionais capacitados; desconhecimento sobre sinais e sintomas; falta de programas de prevenção; descumprimento de leis; problemas de gestão financeira e tecnológica; escassez de incentivo para pesquisa; dentre tantos outros.


O 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá de 26 a 28 de setembro, no WTC Events Center (SP), reunirá especialistas em Saúde nacionais e internacionais justamente para que possam propor melhorias e soluções que tragam transformações no cenário atual.


Logo na abertura, o evento terá como tema central “Câncer e Sistemas de Saúde – Cenário atual e como estamos nos preparando para o enfrentamento futuro”.

Dra. Catherine Moura, Médica Sanitarista e líder do Movimento TJCC irá apresentar uma pesquisa inédita, a partir de entrevistas com gestores da área, contendo dados-destaques em sete eixos: Políticas Públicas; Assistência; Gestão e Financiamento; Formação e Qualificação Profissional em Oncologia; Pesquisa e Desenvolvimento Biotecnológico; Participação Social; e Ecossistema da Saúde.


O objetivo é mostrar o que precisa ser priorizado de forma imediata e repensar estratégias de gestão e de políticas públicas focadas na atenção oncológica.


Ainda na abertura do 10º Congresso TJCC, especialistas irão compor uma mesa de discussões para abordarem os desafios significativos que hoje o câncer representa nas diferentes esferas, sejam estas sociais, políticas e econômicas, e também para abordarem como os sistemas de saúde, público e privado, devem se preparar para lidar com o aumento da incidência e as demandas decorrentes do câncer nos próximos anos. São eles: Nelson Teich, médico oncologista, ex-Ministro da Saúde e mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York; Pascoal Marracini, diretor geral no Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho e presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer; André Medici, economista de saúde sênior do Banco Mundial, em Washington (EUA); José Gomes Temporão, ex-Ministro da Saúde e pesquisador na Fiocruz; Fernando Maia, coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (MS); Ana Maria Malik, médica pela Faculdade de Medicina da USP e professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.


O cenário da Oncologia é complexo. É importante promover a colaboração de múltiplos atores, saberes e esferas, e incentivar ações que tragam resultado. Estamos na décima edição do Congresso TJCC, evento inovador e de extrema relevância para continuarmos garantindo que as políticas públicas, com foco nas áreas prioritárias da Saúde, sejam cumpridas e ampliadas. Nosso foco são as vidas que podem e devem ser salvas hoje e futuramente”, diz Dra. Catherine Moura.


O evento também promoverá discussões sobre temas como:

  • Cannabis Medicinal na Oncologia – Evidências e Desafios

  • Câncer antes dos 50: como aprimorar as políticas de prevenção?

  • Poder das palavras: cuidados na comunicação sobre saúde

  • Agrotóxicos e Câncer: impactos na saúde e soluções em foco

  • Oncopediatria: atenção aos adolescentes com câncer

  • Incorporação de tecnologia: como garantir o direito ao acesso?

  • Navegação de pacientes

  • Diagnóstico precoce no câncer de pulmão

  • Tratamentos inovadores

  • Genética em tumores femininos


SIMPÓSIOS MULTIPROFISSIONAIS

A programação também conta com palestras focadas em diferentes áreas da multidisciplina: Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Nutrição. Os especialistas falarão sobre:

  • Saúde bucal no paciente oncológico idoso

  • Inovações e tecnologias na Fisioterapia em Oncologia

  • Fisioterapia no câncer de mama e linfedema

  • Psico-Oncologia e o manejo da recidiva

  • Desafios à adesão nutricional durante o tratamento do câncer

Além disso, rodas de conversas temáticas irão acontecer ao longo do evento, para que gestores e pacientes possam trocar experiências e, juntos, buscarem resoluções em pautas como transplante de medula óssea, cânceres ginecológicos, Cuidados Paliativos e participação social.

O 10º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que reúne mais de 300 organizações da sociedade civil, comprometidas ao cuidado do paciente oncológico.

O evento estima reunir mais de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de duração, que poderão participar dos cerca de 40 painéis, com mais de 180 palestrantes.

Também haverá uma área de exposição, onde mais de 25 organizações não governamentais irão expor o trabalho desenvolvido em prol da causa, e atividades interativas para os participantes presenciais.

Clique no banner abaixo para ver a programação completa dos três dias e se inscrever.


24 visualizações0 comentário
bottom of page