top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

15 de julho – Dia do Homem.


42 Homens Morrem Por Dia Vítimas do Câncer de Próstata

Por dia, 42 homens são vítimas de câncer de próstata no país. São dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).


E o pior. Estima-se que 3 milhões de brasileiros convivam com a doença.


O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte em homens, que, apesar de estarem envelhecendo com expectativa de vida cada vez maior, acabam ficando a mercê de doenças graves que não possuem o costume de prevenção.

Hoje, a idade mínima para que se faça o exame é de 50 anos.


Causas do Câncer de Próstata

A maior causa do câncer de próstata é o envelhecimento.


Com o passar da idade, a próstata pode aumentar significativamente de tamanho e o surgimento das células cancerígenas não é percebido, colocando a vida dos homens em risco.


Hereditariedade é outro componente que contribui para o desenvolvimento do câncer de próstata. Portanto, homens que possuem históricos de casos na família precisam ficar mais atentos na hora de realizar os exames de prevenção.


Homens obesos também compõem um grupo de risco maior. Estar acima do peso aumenta a probabilidade de desenvolvimento de câncer de próstata. Por isso, uma das formas de prevenção é manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcóolicas.


Principais Sintomas do Câncer de Próstata

A gravidade do câncer de próstata se dá porque os principais sintomas só aparecem quando o tumor já se encontra numa fase elevada.


São alguns deles:

  • Sangue na urina

  • Sangue no sêmen

  • Vontade frequente de urinar

  • Dor óssea

  • Dor ao urinar

  • Demora para começar a urinar

O Tabu do Exame de Toque Retal

Acredita-se que o antigo exame de toque retal seja um tabu que faz com que os homens evitem buscar um urologista na hora de se prevenir contra o câncer de próstata.

4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page