31 de Maio – Dia Mundial Sem Tabaco.
- abrapec

- 13 de jun.
- 2 min de leitura

ABRAPEC apoia esta campanha e reforça o alerta contra o uso de cigarros eletrônicos.
Neste 31 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, a ABRAPEC reforça seu compromisso com a saúde pública e a prevenção do câncer. A data, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ganha ainda mais importância em 2024, diante de um preocupante retrocesso no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de fumantes no país aumentou 25% neste ano, voltando aos índices registrados em 2012. É o primeiro crescimento significativo em duas décadas, atribuído, principalmente, ao aumento do uso dos cigarros eletrônicos (vapes) — especialmente entre adolescentes.
Embora proibidos pela Anvisa, os vapes circulam livremente e se popularizam com rapidez entre os jovens, impulsionados por sabores atrativos e embalagens chamativas, que mascaram os riscos à saúde.
“A introdução do cigarro eletrônico trouxe um risco real à saúde pública do país, e esses resultados podem nos acompanhar por muito tempo, especialmente porque jovens são os mais suscetíveis ao início do vício”, destaca o pneumologista Ricardo Amorim, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Principais riscos do uso prolongado de cigarros eletrônicos.
🔸 Doenças pulmonares crônicas. Incluem bronquite crônica, enfisema, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fibrose pulmonar.
🔸 Problemas cardiovasculares. Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, com risco elevado de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e danos nos vasos sanguíneos.
🔸 Efeitos neurológicos. Causam dependência da nicotina, alterações no cérebro em desenvolvimento, além de ansiedade, irritabilidade e distúrbios do sono.
🔸 Risco de câncer. A exposição a substâncias tóxicas presentes nos vapes pode favorecer o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
🔸 EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico)Uma condição grave e potencialmente fatal causada pelas substâncias químicas inaladas através do vape.
Apoie essa causa. Escolha viver sem tabaco.
A ABRAPEC reforça que o combate ao tabagismo — tradicional ou eletrônico — é essencial na prevenção de doenças graves, incluindo o câncer. Apostamos na educação, na informação correta e no acolhimento, para ajudar mais pessoas a fazerem escolhas conscientes e saudáveis.
Juntos por uma vida com mais saúde, dignidade e qualidade!




Comentários