top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

4 de Fevereiro - Dia Mundial de Luta contra o Câncer.


O Dia Mundial de Luta contra o Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da ABRAPEC, Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer e tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.


A ABRAPEC atualmente conta com 9 unidades de atendimentos que mensalmente presta atendimentos diversos e gratuitos para aproximadamente 2.000 pessoas em tratamento do câncer contando sempre com apoio de pessoas físicas e jurídicas, possibilitando assim a melhora na qualidade de vida de seus assistidos, familiares e cuidadores.


Mais da metade de todos os cânceres são evitáveis com a adoção de um estilo de vida saudável e submetendo-se a exames de rotina. Câncer de mama, próstata ,de colo do útero e colo retal, podem ser tratados com sucesso quando detectados precocemente.

Milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, não têm acesso a cuidados adequados – não dispõem de informações confiáveis sobre comportamentos que aumentem a chance de contrair câncer, não têm acesso aos serviços de saúde quando surgem os primeiros sintomas da doença nem recebem tratamento e apoio oportunos se um câncer for diagnosticado.


Renda, educação, localização geográfica e discriminação com base na etnia, raça, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que geram desigualdade no acesso aos serviços de saúde. Os grupos mais desfavorecidos também são mais propensos a ter maior exposição a uma série de outros fatores de risco, como tabaco, dieta não saudável ou riscos ambientais.

6 visualizações0 comentário
bottom of page