top of page
Logo_Abrapec2022.png

ABRAPEC marca presença no evento "Retratos do Câncer", em São Paulo promovido pelo Estadão.

ree

A ABRAPEC esteve presente na 5ª edição do evento Retratos do Câncer, realizado pelo Estadão Blue Studio em São Paulo, que reuniu especialistas para debater temas essenciais relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico.


Apesar dos significativos avanços científicos nas últimas décadas, o câncer continua sendo uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Em 2023, aproximadamente 255 mil brasileiros morreram em decorrência da doença — uma média de um óbito a cada 30 minutos, segundo dados do Ministério da Saúde.


A boa notícia é que nunca houve tantas opções de tratamentos inovadores e promissores. Abordagens como a imunoterapia e a terapia com células CAR-T vêm revolucionando o combate a determinados tipos de tumor. No entanto, o alto custo dessas medicações e a complexidade de desenvolvimento e aplicação ainda representam barreiras importantes, dificultando o acesso para grande parte dos pacientes.


“Para debater as principais inovações no tratamento oncológico e os caminhos para que essas terapias cheguem a todos os pacientes que precisam, médicos, cientistas, psicólogos, gestores públicos, líderes da indústria da saúde e outros profissionais se reuniram em São Paulo nesta quinta-feira, 31, na 5ª edição do Retratos do Câncer. E estamos felizes em contar com a casa cheia e com a presença da equipe da ABRAPEC”, afirmou Daniela Pierini Longo, gerente de eventos do Estadão.


O Diretor de Governança Clínica, Dr. Antônio Antonietto, participou do painel de abertura, que abordou os avanços e desafios na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Ao final, recebeu um exemplar da Revista ABRAPEC e destacou a importância da atuação da instituição:“Que bom que podemos contar com o apoio da ABRAPEC. Obrigado pela revista, com certeza vou lê-la com atenção.”


O evento contou com quatro painéis temáticos. O primeiro abordou o cenário da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil, incluindo estratégias de rastreamento populacional, novos tratamentos e o impacto da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.


O segundo painel teve como foco as inovações que estão transformando a oncologia, como terapias celulares e gênicas, além de discutir a sustentabilidade financeira do SUS diante de tratamentos cada vez mais custosos. A participação do Brasil no cenário global de pesquisas também foi tema de destaque.


No terceiro painel, especialistas renomados discutiram os cuidados paliativos na oncologia, abordando o papel das equipes multidisciplinares no controle da dor, no manejo de sintomas e no suporte emocional a pacientes e familiares.



ree

O quarto e último painel revisitou as desigualdades regionais no acesso ao tratamento oncológico, propondo soluções como descentralização de serviços, capacitação profissional e melhorias na infraestrutura das regiões mais vulneráveis.


Entre os palestrantes estiveram Andreia Melo (INCA), Angélica Nogueira (SBOC), Ana Maria Drummond (Instituto Vencer o Câncer) e Luciana Holtz (Instituto Oncoguia).“Gostaria de parabenizar o jornal O Estadão pelos seus 150 anos e por seguir promovendo eventos como este, cujo objetivo é disseminar informações sobre o câncer para um número cada vez maior de pessoas. E mais uma vez, é uma honra contar com a presença da ABRAPEC, que tem sido parceira constante dos eventos realizados pelo nosso Instituto”, destacou Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia.


Como parte da programação, a criadora de conteúdo Fabiana Justus compartilhou sua experiência como paciente oncológica, relatando os desafios e aprendizados vivenciados durante o tratamento de uma leucemia.


“Estamos felizes por participar deste evento com parte da nossa equipe multidisciplinar. Os temas apresentados aqui certamente contribuirão muito para aprimorar o atendimento que oferecemos diariamente na ABRAPEC. Parabenizo todos os palestrantes pelas valiosas contribuições”, finalizou Silma Pirani, assistente social da unidade ABRAPEC em São Paulo.

 

ABRAPEC – Unidade São PauloRua Gonçalves Crespo, 332 – Tatuapé – São Paulo/SPTelefones: (11) 2296-1705 / (11) 2296-1706E-mail: socialsp@abrapec.org

 
 
 

Comentários


bottom of page