top of page
Logo_Abrapec2022.png
  • Foto do escritorabrapec

Agosto é o mês de conscientização sobre câncer de pulmão.


A campanha Respire Agosto foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para chamar a atenção para esse tipo de neoplasia – uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo, já que 90% dos casos estão associados ao tabagismo. A incidência global chegou a 2,2 milhões de novos casos e 1,8 milhão de mortes por ano.


A estimativa no Brasil para novos casos de câncer de pulmão para o triênio 2020-2022 é de 17760 em homens e 12440 em mulheres, com cerca de 30 mil mortes no país. Estes números são assustadoramente altos para um tumor que pode ser facilmente prevenido.


Uma pesquisa realizada em março de 2016 pelo Instituto Datafolha demonstrou a necessidade de disseminar informações para combater esse tipo de tumor. Naquela ocasião, o levantamento indicou que 76% dos entrevistados nunca falaram com o médico sobre câncer de pulmão e 61% não se consideravam informados sobre a doença.


Três anos depois, o cenário de desinformação não havia mudado tanto. A pesquisa seguinte feita pelo Datafolha em 2019 mostrou que apesar de 97% da população dizer que conhece a doença, 70% acreditam ser fácil diagnosticá-la precocemente – o que contradiz a realidade da doença, uma vez que apenas 20% dos casos são diagnosticados cedo. Quando perguntado aos pacientes, 62% também acham que o rastreio é simples, mesmo que apenas um terço deles sejam diagnosticados no estágio 1, no qual ainda há chance de cura.


Sobre os fatores de risco, 72% da população e 70% dos pacientes apontam o cigarro como principal. Além disso, 95% da população entende que o fumante passivo também é prejudicado. Sobre o diagnóstico, 11% dos pacientes levaram mais de meio ano para iniciar o tratamento e apenas 9% e 17% dos pacientes conhecem tratamentos inovadores — como terapia-alvo e imunoterapia, respectivamente. A pesquisa aponta ainda que 19% dos brasileiros, cerca de 30 milhões de pessoas, declararam ter ou já ter tido um parente com câncer de pulmão.


A campanha Respire Agosto tem o intuito de divulgar formas de prevenção e de como ficar atento aos sinais do pulmão para chegar ao diagnóstico precoce.

13 visualizações0 comentário
bottom of page