Campo Grande–Atendimento psicológico resgata a autoestima de pessoas em tratamento do câncer atendidas pela ABRAPEC.
- abrapec

- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Na unidade da ABRAPEC localizada em Campo Grande–MS, a psicóloga Maria Vitoria Colnago presta assistência psicológica e auxilia o paciente a lidar com os sentimentos e pensamentos que o afetam, além de colaborar com a criação de novas táticas e adaptação à realidade do tratamento.
O apoio psicológico oferece um espaço seguro para expressar preocupações e encontrar forças para manter a positividade, através do resgate da autoconfiança é importante para que o ele consiga lidar com os efeitos secundários do tratamento.
Estudos indicam que pacientes oncológicos com bom suporte emocional tendem a seguir melhor os tratamentos, a ter menos complicações e até a apresentar melhoras no quadro clínico.
Quais os sintomas emocionais devem levar um paciente a procurar ajuda psicológica?
O sofrimento deve ir desde a percepção da própria vulnerabilidade, tristeza, fantasias e medo do desconhecido, até reações mais intensas como distúrbios psiquiátricos diagnosticáveis. Cerca de 1/3 dos pacientes podem evoluir para depressão, ansiedade, transtornos de ajustamento e transtorno de estresse pós-traumático.
Caso este acompanhamento não ocorra, quais podem ser as consequências?
A partir do diagnóstico, o paciente depara-se com sua vida modificada, pode sentir baixa autoestima, perda do controle da sua vida, medo do tratamento, da morte, se ser dependente, de ser abandonado, além de raiva, culpa e isolamento.
Se o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer deixar de ser realizado em casos como esses, as emoções negativas podem se agravar e até mesmo dificultar o processo.
Por outro lado, pesquisas apontam que, aqueles que tiveram acompanhamento psicológico durante o tratamento, apresentaram melhora no seu estado geral de saúde, bem como melhor qualidade de vida, mais tolerância aos efeitos adversos e melhora na comunicação com seus familiares e equipe médica.
Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com as ações sociais realizadas pela ABRAPEC no apoio a centenas de pessoas em tratamento do câncer que residem em Campo grande e cidades circunvizinhas.
Em Campo Grande, a ABRAPEC está localizada à Rua General Nepomuceno Costa, 605, Vila Alba, telefone (67) 98183-0038, e-mail: abrapeccgrande@abrapec.org.




Comentários