Ribeirão Preto – Aula de Bordado e Costura contou com a presença de assistida pela ABRAPEC.
- abrapec
- 9 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Aprender a costurar, bordar e tecer desenvolve coordenação motora, paciência e criatividade. Há algumas gerações era bastante comum que crianças aprendessem a costurar.
Veja alguns pontos para reforçar nossa defesa de que costura é arte que faz bem:
Diminuição do nível de ansiedade e stress: ao praticar atividades manuais, nossa mente se desliga de assuntos que causam preocupação e nervosismo. Isso acontece pela concentração necessária para executarmos a atividade manual. Manter a atenção plena no presente nos deixa em um estado de concentração positivo, como em uma meditação (tudo bem que às vezes nossa mente voa para longe e perdermos o fio da meada, mas vamos considerar como casos isolados rs). A costura pede foco e atenção e, ao exercitar ambos, vamos aumentando nosso nível de capacidade prática.
Sentimento de realização: sejamos honestas! Mesmo quando a peça não fica do jeito como idealizamos, sentimos uma sensação de satisfação ao concluir. Esse sentimento está relacionado à prática com início, meio e fim. Fazer algo de forma solta, sem muito objetivo, está longe de ser satisfatório como um projeto que idealizamos. Ao imaginar uma peça, escolher os materiais, organizar o espaço, começar e finalizar a mesma, temos a sensação boa de concluir algo. Isso libera hormônios da felicidade, o que não tem preço!
Aumento da criatividade: se deve ao estímulo que passamos a ter ao ficar em contato com possibilidades! Ao aprender algo novo e trabalhar a nossa prática (como na costura), nosso cérebro fica estimulado e encorajado à criar novas possibilidades. Passamos a misturar tecidos, técnicas, peças… E quando vemos assumimos o papel de artesã (acreditamos que toda artesã é uma artista). Por ser considerada uma forma de comunicação e expressão, a costura é um excelente meio para compartilhar com o mundo a imaginação e, com o tempo, a capacidade de abstração.
Coordenação motora: costurar é bom tanto para quem tem mais idade quanto para quem é mais jovem. Além de trabalhar a concentração e foco, como falamos, a prática melhora de forma considerável a habilidade psicomotora, estimulando movimentos mais fortes e precisos.
Na unidade de atendimento da ABRAPEC localizada em Ribeirão Preto a aula de bordado e costura é coordenada pela voluntária Rita de Cássia M. Rodrigues que cede parte do seu dia para ajudar nas ações sociais realizadas pela Associação.
Em Ribeirão Preto a ABRAPEC esta localizada a Rua Garibaldi, 298 – Centro, fone (16) 3101-8777 – e-mail : abrapecsocialrp@abrapec.org
Comments