Ribeirão Preto — Equipe técnica da ABRAPEC participou de evento em parceria com a Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM).
- abrapec

- 11 de out. de 2024
- 1 min de leitura

A equipe técnica da unidade de atendimento da ABRAPEC em Ribeirão Preto, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), programa parte da Secretaria Municipal de Saúde, esteve recentemente na Praça XV realizando busca ativa para agendamento de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos, que não realizaram exame há dois anos ou mais e não tenham queixa de nódulos.
Na ocasião, a equipe da ABRAPEC entregou informativos sobre o trabalho que realizamos e folders com orientações para detecção precoce do câncer de mama através do autoexame.
O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres no mundo (25%) e a causa mais comum de morte (14%), e as pacientes com câncer de mama representam 36% das mulheres que vivem com câncer. Estima-se que cerca de 1,7 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano. É uma doença heterogênea com diferentes subtipos.
A região geográfica é um fator que modifica significativamente o risco de câncer de mama. Na Polônia, o câncer de mama no século passado tornou-se uma das maiores ameaças à mortalidade prematura entre as mulheres.
Homens também podem ter câncer de mama. Estima-se que um em cada 100.000 casos de câncer de mama maligno seja masculino.
Em Ribeirão Preto, a ABRAPEC está localizada à Rua Garibaldi, 298 – Centro, fone (16) 3101-8777 – e-mail: abrapecsocialrp@abrapec.org




Comentários