Salto – Importância do apoio familiar após diagnóstico de câncer foi tema de palestra na ABRAPEC.
- abrapec

- 29 de ago.
- 1 min de leitura

O apoio familiar após um diagnóstico de câncer é fundamental para oferecer suporte emocional, segurança e um senso de pertencimento, fatores que podem melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar as chances de sucesso no tratamento. Demonstrar presença física, ouvir, manter boa comunicação e oferecer ajuda prática — como acompanhar em consultas ou simplesmente dar as mãos em momentos difíceis, pode reduzir o estresse e a ansiedade.
No dia 11 de agosto, um grupo de pessoas em tratamento do câncer atendidas pela ABRAPEC participou de uma palestra conduzida pela terapeuta Lilian Cunha, que abordou o tema “Apoio dos familiares ao receber o diagnóstico de câncer”.
“A presença de pessoas próximas diminui a sensação de isolamento e medo, reduzindo a carga emocional do paciente. Sentir-se amparado e ter uma rede de apoio fortalece o paciente, tornando-o mais motivado para enfrentar a doença e o tratamento”, destacou Lilian Cunha.
Segundo a terapeuta, acompanhar o paciente em consultas ou durante os tratamentos pode gerar impacto neurológico positivo, reforçando que ele não está sozinho.
Uma rede de apoio é formada por familiares, amigos e pessoas próximas que se unem para proporcionar acolhimento e segurança. Ela também pode incluir profissionais de saúde, voluntários e organizações sociais ou religiosas, todos contribuindo para o fortalecimento emocional e físico do paciente.
ABRAPEC – Unidade Salto
Avenida Dom Pedro II, 17 – Centro – Salto–SP.
Telefone: (11) 4021-2924 | WhatsApp: (11) 99822-1550
E-mail: socialsalto@abrapec.org.




Comentários