Salto – Roda de conversa com o tema a descoberta do câncer.
- abrapec

- 2 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Recentemente foi realizada na unidade de atendimento da ABRAPEC na cidade de Salto uma roda de conversa coordenada psicanalista Lilian Valéria da Cunha e contou com a presença de um grupo de pessoas atendidas pela associação como o tema “A descoberta do câncer”.
Uma pessoa diagnosticada com câncer precisa de encorajamento e acolhimento, não de conselhos. Como dito anteriormente, o médico especialista é quem deve aconselhar o seu familiar sobre as maneiras ideais de lidar com doença. Portanto, em vez de conselhos, dê força.
Além de afetar o corpo, o câncer desperta uma série de sentimentos com os quais a pessoa nunca teve que lidar antes, e as coisas ficam mais intensas.
Os sentimentos mudam constantemente, às vezes em minutos, quando a pessoa está em tratamento ou acabou de terminar a terapia. Fique tranquilo, pois isso é normal!
Para quem se sente fora de controle, a informação pode ajudar. Quanto mais a pessoa conhecer sobre a doença, seu tratamento, os resultados, mais se sentirá no comando.
Conversar sempre com o oncologista, fazer todas as perguntas e não ter medo de falar sobre o que não entende pode ajudar bastante.
É importante lembrar que olhar o lado positivo das coisas é priorizar o que está bom em lugar do que está ruim ou tentar ser esperançoso em vez de ser pessimista, e usar a própria energia para focar no bem-estar ou no que é possível fazer agora para ficar o mais saudável possível.
Altos e baixos vão acontecer, o importante é saber como enfrentar esses momentos da melhor maneira possível.
Em Salto a ABRAPEC está localizada à Avenida Dom Pedro II,17 Centro, Fone (11) 4021-2924 - WhatsApp: (11) 99822-1550 e-mail: socialsalto@abrapec.org




Comentários