top of page
Logo_Abrapec2022.png

SJBV - ABRAPEC realiza ação para marcar início do Outubro Rosa

há 2 horas
2 min de leitura

Sessão de fotos reuniu profissionais, voluntários e pessoas atendidas pela instituição em uma mobilização pela prevenção e conscientização sobre o câncer de mama


A Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC) realizou, na terça-feira, 29 de setembro, uma ação para marcar o início das atividades do Outubro Rosa em São João da Boa Vista. A iniciativa reuniu profissionais da equipe de captação de recursos, integrantes da equipe técnica, voluntários e pessoas atendidas pela instituição.


Durante a ação, os participantes foram fotografados pelo fotógrafo Fernando Assis. O momento teve como mensagem central a união na luta contra o câncer de mama e marcou o início de uma programação especial preparada pela ABRAPEC para o mês de outubro.


Ao longo da campanha, a instituição pretende desenvolver atividades voltadas à prevenção e à conscientização sobre o câncer de mama, além de promover momentos de valorização e celebração para pessoas que já enfrentaram a doença.


O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no acesso ao tratamento. A campanha também contribui para ampliar o debate sobre os cuidados com a saúde e a importância do acompanhamento médico.


Informação e prevenção

Entre as principais estratégias de prevenção e diagnóstico precoce estão o acompanhamento regular da saúde, a atenção às alterações nas mamas e a realização dos exames recomendados pelos profissionais de saúde.


A mamografia é um dos principais exames utilizados no rastreamento do câncer de mama. Também é importante observar possíveis sinais de alerta, como o surgimento de nódulo ou caroço persistente, alterações no mamilo, secreção ou mudanças na aparência da mama.


A adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada e controle do peso, também integra as recomendações relacionadas à redução de fatores de risco. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também contribui para a promoção da saúde.


Mais do que uma campanha de conscientização, o Outubro Rosa busca estimular o acesso à informação e aos serviços de saúde, fortalecendo a importância do cuidado e do diagnóstico precoce.


Para a ABRAPEC, a mobilização representa também uma oportunidade de reunir atendidos, voluntários e profissionais em torno de uma mensagem de solidariedade e esperança: “Estamos juntos na luta contra o câncer de mama.”


Unidade São João da Boa Vista

Endereço: Rua São Lucas, 49 – Bairro Perpétuo Socorro

Telefone: (19) 3634-0100

Comentários


bottom of page