top of page
Logo_Abrapec2022.png

Campo Grande – A aula de artesanato é muito importante para a gente, relata atendida pela ABRAPEC.


ree

Falar em arteterapia e relacioná-la a questões de saúde, refere-se ao conteúdo emocional. Essa é uma forma de o paciente ser espontâneo, sem interferência do terapeuta, sendo que tudo o que é representado pelo paciente sai de dentro dele, sem um passo a passo a ser seguido.


Ainda não se sabe ao certo como a arte contribui com a cura, mas, em meio aos conflitos durante o tratamento de câncer, ela ajuda no relaxamento do paciente. Alguns pacientes relatam que pintar auxílio a se sentirem mais motivados em continuar com o tratamento.


De acordo com cientistas, a arteterapia pode alterar os neurotransmissores no cérebro e os hormônios. Além disso, descobriram também que pintar modifica os padrões das ondas cerebrais. Assim sendo, a pintura pode contribuir na percepção da dor, trazendo uma nova visão ao paciente.


“Sou Angelina, faço parte desse grupo da ABRAPEC em Campo Grande e sou muito bem atendida, passo pelo atendimento nutricional e psicológico e a aula de artesanato é muito importante para a gente que esta na recuperação no tratamento do câncer, participar das aulas nos distrai e traz bastante leveza para a gente quando estou mexendo com agulha e com a linha isso para mim é muito importante, e acho para outras colegas nossas que estão aqui, é muito importante também. Sinto-me bem acalentada pelo povo da ABRAPEC.” Finalizou.


Quando falamos sobre arteterapia, nos referimos ao uso da arte para promover a cura. É fato que a arte pode ser usada para diferentes finalidades, inclusive para questões emocionais que envolvem desde o diagnóstico até o tratamento do câncer.

 

Em Campo Grande, a ABRAPEC está localizada à Rua General Nepomuceno Costa, 605, Vila Alba, telefone (67) 98183-0038, e-mail: abrapeccgrande@abrapec.org.

Comentários


bottom of page