São Paulo–ABRAPEC ressalta a importância da suplementação alimentar no tratamento do câncer.
- abrapec

- 9 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Durante o tratamento do câncer, cerca de 80% dos pacientes são acometidos pela desnutrição. Vários fatores colaboram para o surgimento da doença, como a agressividade do tratamento ou a própria ação do tumor. Suplementos nutricionais são grandes aliados nestes casos, dando mais força para o paciente e, assim, auxiliando na sua recuperação.
Desnutrição
Outros fatores que podem resultar em desnutrição durante o tratamento oncológico são as alterações no paladar e olfato, boca seca, dificuldade de deglutição ou mastigação, náuseas e vômitos. A depressão, ansiedade e isolamento também podem comprometer a ingestão de alimentos.
Então, quando o paciente não consegue ingerir a demanda diária de calorias, vitaminas e minerais através da alimentação, faz-se necessário uma terapia nutricional com suplementos especializados.
Por isso que a ABRAPEC através de seu departamento de nutrição oncológica tem um olhar diferenciado possibilitando a que a pessoa em tratamento do câncer em sua unidade receba os melhores suplementos que possibilite a ele a melhora na qualidade de vida e o ganho de peso.
A suplementação para casos de desnutrição no tratamento do câncer deve ser estratégica e eficaz, aliando proteínas, carboidratos, lipídios, fibras e, principalmente, ser hipercalórica (rica em calorias). Elas também devem oferecer as vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
A alta demanda de calorias garante mais energia e disposição para o paciente. As proteínas colaboram com a manutenção/recuperação da massa muscular e resposta imunológica. As fibras atuam regularizando o trânsito intestinal.




Comentários