top of page
Logo_Abrapec2022.png

Taguatinga – ABRAPEC participa de Sessão Solene na Câmara Legislativa do DF em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, no dia 4 de fevereiro, às 19h, uma Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A iniciativa foi do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento e Combate ao Câncer.


De acordo com o parlamentar, o evento teve como objetivo marcar a data dedicada à conscientização global sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer, uma das doenças que mais acometem a população mundial. A solenidade contou com o apoio de instituições que atuam no amparo às pessoas em tratamento, como a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC), além dos coletivos “Escolhemos Viver” e “Instituto Pedacinho de Afeto”, entre outras entidades engajadas na causa.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o Brasil registra cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. No Distrito Federal, segundo informações da Secretaria de Saúde, os tipos mais prevalentes são os de mama, próstata, cólon e pulmão, especialmente entre pessoas de 55 a 70 anos.


Eduardo Pedrosa destacou que a Sessão Solene reforça a importância do debate público e do apoio às pessoas que enfrentam a doença. “O momento reafirma o compromisso com a conscientização, a prevenção, o diagnóstico precoce e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas que enfrentam o câncer no Distrito Federal”, ressaltou o deputado.


A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara Legislativa e reuniu autoridades, especialistas da área da saúde, pacientes e familiares. O evento foi transmitido pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro, 09 da Vivo e pelo canal oficial da CLDF no YouTube.


A ABRAPEC participou da solenidade a convite do deputado Eduardo Pedrosa e de Denise, da ONG Às Vencedoras. Cada instituição teve três minutos para apresentar o trabalho social desenvolvido no apoio às pessoas em tratamento do câncer.


“Destacamos o impacto positivo de iniciativas como essa para ampliar o diálogo sobre a doença, além de reforçar avanços importantes, como a Lei dos 30 Dias, a Lei dos 60 Dias e demais direitos das pessoas em tratamento oncológico”, afirmou Debora Cristina Camargo da Costa, assistente social da ABRAPEC em Taguatinga.


ABRAPEC – Unidade Taguatinga-DF

QNA 32, Casa 02 – Taguatinga Norte – Distrito Federal

Telefone: (61) 3352-3157

Comentários


bottom of page